Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão realiza I OMT debate

5 de Abril de 2017, 21:16 , por Bruno Rogens Ramos Bezerra - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 14 vezes
Licenciado sob CC (by)
Arte2

O Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA) inicia suas sessões mensais de debates no próximo dia 06 de abril, às 16, no auditório Mário Meirelles, no CCH; na ocasião também terá lançamento de boletim conjuntural. O evento é aberto ao público.

O Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA) realizará no dia 06 de abril, quinta-feira, a partir das 16 horas, a I edição do OMT-Debates. Trata-se de encontro mensal promovido pelo OMT para debater temas relacionados ao mercado de trabalho. O primeiro encontro terá a participação do professor Roberto Véras de Oliveira, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), que ministrará a palestra Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica.

A apresentação tem como propósito discorrer, em perspectiva histórica, sobre as dinâmicas sociais do trabalho que se estabeleceram no Nordeste, especialmente a partir da reconfiguração socioeconômica da região empreendida com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, no final dos anos 1950. Motivado pela retomada na última década de uma agenda de grandes projetos público-privados no país e na região, busca-se sob um olhar retrospectivo contribuir para melhor situar o momento atual e suas possibilidades de desdobramentos, no que tange aos temas dos padrões de desenvolvimento e das correspondentes relações de trabalho.

LANÇAMENTO DE BOLETIM – Na ocasião, será lançado o 3° Boletim Conjuntural Trimestral do Maranhão. Trata-se de uma análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) acerca do 4º. trimestre de 2016 e uma consolidação de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referente à 2016.

Os dados reiteram a gravidade e o impacto da crise iniciada em meados de 2014 no mercado de trabalho, tanto no conjunto da federação como no Maranhão. O desemprego no Maranhão voltou a subir, alcançando 13%, uma diferença de 4,8 pontos percentuais em relação ao 4º trimestre de 2015. Isso significa que houve um salto de 235 mil para 352 mil desempregados, ou seja, 117 mil trabalhadores perderam suas ocupações.

O boletim completo pode ser acessado diretamente na página do OMT-MA: https://media.wix.com/ugd/0a04bd_65a9210227f34908aa5716ea2d440b1e.pdf

Mais informações e entrevistas:

Flávia Moura (98) 981046288 – coordenadora organizacional OMT-MA.


Fonte: Bruno Rogens Ramos Bezerra

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.