Ir para o conteúdo

Rede Observatórios do Trabalho realiza 3º Seminário Nacional

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 130 visualizações
Mesafederais 1

A Rede Observatórios do Trabalho realizou nos dias 11 e 12 de junho, no Ministério do Trabalho, em Brasília, o 3º Seminário Nacional com o tema: "Uso de estatísticas e informações do mercado de trabalho no ciclo de políticas públicas de emprego, trabalho e renda". O evento teve como objetivo geral a promoção e disseminação de conhecimento sobre o mercado de trabalho brasileiro e de experiências de utilização de estatísticas e informações do mercado de trabalho no ciclo de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

A mesa de abertura do seminário teve a presença do Secretário de Políticas Públicas de Emprego, do Ministério do Trabalho (MTb), Marcos Orlando Ferreira; do Superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Alexandro Reis; Reginaldo Mendes Leite, Secretário de Trabalho de Maricá, além da Coordenadora de Pesquisa e Tecnologia do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Patrícia Pelatieri.

Além da mesa de abertura, o Seminário contou com 5 mesas compostas por um total de 30 pessoas, que refletiram e debateram sobre o uso de estatísticas; análises setoriais e regionais do mercado de trabalho; o monitoramento e avaliação de políticas públicas; a experiência dos Observatórios do Trabalho do DIEESE e dos Observatórios do Trabalho das Universidades Federais. O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de 60 pessoas.  No último dia, os participantes também se reuniram no Planejamento anual da Rede Observatórios do Trabalho.

A mesa 1, discutiu a importância do uso de estatísticas no ciclo de políticas públicas com a presença de José Ribeiro, da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Helio Francisco de Miranda, Diretor de Emprego e Renda (MTb); Higino Brito Vieira, Diretor de Políticas de Empregabilidade (MTb); Alexandre Ferraz e Virgílio Carvalho ambos representando o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Na sequência, a mesa 2 debateu análises setoriais e regionais do mercado de trabalho, com a presença de Leonardo Cavalcanti, do Observatório das Migrações Internacionais; do pesquisador da Universidade Estadual Paulista (UNESP) José Baccarin; do pesquisador da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN –DF) Thiago Rosa; do técnico do Observatório do Acesso ao Trabalho e à Justiça, da Faculdade de Direito Santo Agostinho, de Montes Claros, Gilson Santos (OATJUS –MG) e do estudante Pedro Zanetti da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). 

A mesa 3, composta por Paulo Januzzi, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Tulio Cravo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Pedro Neto, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e de Aguinaldo Maciente e André Gambier Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

No segundo dia do seminário, os Observatórios do Trabalho do DIEESE e os Observatórios do Trabalho das Universidades Federais apresentaram seus trabalhos a partir do uso das estatísticas. A Mesa 4, foi composta pela técnica do Observatório do Trabalho da Bahia (DIEESE), Flávia Rodrigues; Ângela Tepasse, técnica do Observatório do Trabalho de São Paulo (DIEESE); André Pinhel, técnico do Observatório do Trabalho de Curitiba (DIEESE) e Marcos Souza, do Observatório Nacional de Economia Solidária e do Cooperativismo (ONESC), além dos Analistas de Políticas Sociais do Ministério do Trabalho (MTb) Felipe Pateo e Mariana Almeida.

Na sequência a mesa 5 tratou dos desafios para a implantação de Observatórios do Trabalho Universitários, com a presença da professora Nadine Agra, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Francisco Vargas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); José Trindade, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Tadeu Teixeira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do professor Sidartha Sória Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Para acessar divulgação na RedeOT, clique aqui

Para acessar programação completa, clique aqui

Para acessar todas as apresentações do III Seminário, clique aqui

Veja todas as fotos

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.