Ir para o conteúdo

Observatório do Trabalho de SP realiza oficina de diagnóstico participativo do Observatório da Gastronomia

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 8 visualizações

No último dia 26 de novembro, o Observatório do Trabalho de São Paulo (OTSP) realizou a Oficina de diagnóstico participativo com os atores sociais do setor da gastronomia na cidade de São Paulo para o levantamento de desafios e potencialidades do setor, no âmbito do Observatório da Gastronomia. O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação e ação voltado ao fortalecimento da cadeia gastronômica, trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam na gastronomia, potencializando os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade. O órgão é formado pelo poder público, a sociedade civil e o setor privado. Diversas organizações da Prefeitura estão envolvidas nessa iniciativa e uma área para a coordenação do Observatório foi construída na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SMDE). As ações em fase de implementação do Observatório da Gastronomia estão voltadas à promoção da segurança alimentar, do desenvolvimento econômico, geração de renda e apoio a empreendedores, dentre outras. 

A Oficina foi uma iniciativa da SMDE em conjunto com Observatório do Trabalho de São Paulo, do DIEESE. A atividade reuniu, aproximadamente, 30 participantes de diversas representações da gastronomia, ocorreu na prórpia Secretaria, no período das 8h30 às 14hs. As técnicas do DIEESE, Ângela Cristina Tepassê, Renata Filgueiras e Cristiane Bibiano Silva participaram da oficina. 

A atividade teve como objetivo apresentar o relatório sintético elaborado pelo Observatório do Trabalho de São Paulo e refletir com os participantes sobre as propostas já identificadas nas reuniões anteriores dos comitês, além de promover o encontro com os integrantes para o fortalecimento e articulaçao dos atores. 

A atividade está inserida em um conjunto de outros encontros realizados desde a criação do Observatório da Gastronomia na SMDE, em fevereiro de 2018, sendo uma etapa do processo de construção do Observatório da Gastronomia.

A programação da Oficina foi assim apresentada:

 

Programação da atividade

 

08h30 – Café e abertura institucional da SMDE

09h00 às 10h00- Apresentação dos participantes

10h00 às 10h15 - Apresentação da programação e dos objetivos da atividade

10h15 às 11h00 – Apresentação do estudo sobre empregos formais na Gastronomia na cidade de São Paulo

11h00 às 11h40 – Atividade em grupo

11h40 até 12h00 - Café

12h00 às 13h00 – Apresentação dos grupos

13h00 – Sistematização, avaliação e encerramento

 

Foto 1:

Img 20181126 wa0005

Foto 2:

Img 20181126 wa0037


Fonte: Observatório do Trabalho de São Paulo

0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.