No último dia 26 de novembro, o Observatório do Trabalho de São Paulo (OTSP) realizou a Oficina de diagnóstico participativo com os atores sociais do setor da gastronomia na cidade de São Paulo para o levantamento de desafios e potencialidades do setor, no âmbito do Observatório da Gastronomia. O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação e ação voltado ao fortalecimento da cadeia gastronômica, trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam na gastronomia, potencializando os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade. O órgão é formado pelo poder público, a sociedade civil e o setor privado. Diversas organizações da Prefeitura estão envolvidas nessa iniciativa e uma área para a coordenação do Observatório foi construída na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SMDE). As ações em fase de implementação do Observatório da Gastronomia estão voltadas à promoção da segurança alimentar, do desenvolvimento econômico, geração de renda e apoio a empreendedores, dentre outras.
A Oficina foi uma iniciativa da SMDE em conjunto com Observatório do Trabalho de São Paulo, do DIEESE. A atividade reuniu, aproximadamente, 30 participantes de diversas representações da gastronomia, ocorreu na prórpia Secretaria, no período das 8h30 às 14hs. As técnicas do DIEESE, Ângela Cristina Tepassê, Renata Filgueiras e Cristiane Bibiano Silva participaram da oficina.
A atividade teve como objetivo apresentar o relatório sintético elaborado pelo Observatório do Trabalho de São Paulo e refletir com os participantes sobre as propostas já identificadas nas reuniões anteriores dos comitês, além de promover o encontro com os integrantes para o fortalecimento e articulaçao dos atores.
A atividade está inserida em um conjunto de outros encontros realizados desde a criação do Observatório da Gastronomia na SMDE, em fevereiro de 2018, sendo uma etapa do processo de construção do Observatório da Gastronomia.
A programação da Oficina foi assim apresentada:
Programação da atividade
08h30 – Café e abertura institucional da SMDE
09h00 às 10h00- Apresentação dos participantes
10h00 às 10h15 - Apresentação da programação e dos objetivos da atividade
10h15 às 11h00 – Apresentação do estudo sobre empregos formais na Gastronomia na cidade de São Paulo
11h00 às 11h40 – Atividade em grupo
11h40 até 12h00 - Café
12h00 às 13h00 – Apresentação dos grupos
13h00 – Sistematização, avaliação e encerramento
Foto 1:
Foto 2: