Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Caderno do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho - Volume 1

27 de Janeiro de 2017, 16:34 , por Joana Cabete Biava - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 27 vezes
1  caderno onmt imagem

Políticas públicas de emprego, trabalho e renda e os desafios e transformações do mercado de trabalho brasileiro são os temas abordados em cinco artigos que compõem o Caderno do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, Volume I. Os textos foram apresentados no XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), na Universidade de Campinas (Unicamp), entre 15 e 18 de setembro. A publicação faz parte do primeiro ano do projeto.

No artigo de abertura, Gláucia dos Santos Marcondes e Maria Coleta de Oliveira, analisam a inserção da mulher no mercado de trabalho entre 2002 e 2012. Em seguida, Remi Castioni compara a política do seguro-desemprego e as características do mercado de trabalho brasileiro com a de outros países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No terceiro capítulo, Alexandre Sampaio Ferraz e Tiago Oliveira comparam o modelo brasileiro de educação profissional do jovem aprendiz com o modelo alemão. Na sequência, o artigo de Carlos Henrique Leite Corseuil, Miguel Nathan Foguel e Leon Faceira Tomelin aborda a evolução do número de trabalhadores com direito a receber o abono salarial, as recentes alterações na concessão do benefício e o impacto das mudanças.  Por fim, o texto de Amilton J. Moretto e Luiz Henrique F. Vieira analisa o mercado de trabalho brasileiro entre 2003 e 2013, considerando o seguro-desemprego e as tax
as de rotatividade.

Acesse a publicação completa aqui.



Categorias

Mercado de Trabalho e Ocupação, Políticas Públicas, Participação e controle social
Tags deste artigo: Políticas públicas Abet IES Unicamp OCDE emprego renda

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.